
Noticias

Conjunto Penal de Lauro de Freitas recebe Copa sem Fronteiras
O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) em parceria com a Federação de Futebol não Profissional da Bahia (FFNPB) lançou no Conjunto Penal de Lauro de Freitas a Copa sem Fronteiras, que visa a ressocialização dos internos.
A abertura do evento, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), contou com as presenças do secretário de Turismo Esporte e Lazer (Setel), José Bonfim; o diretor da unidade prisional, Marcelo Nery; o diretor adjunto, Manoel Gonçalves; a promotora do TJ-Ba, Silvia Cerqueira; o presidente da FFNPB, Gilvanilson Muniz, além de autoridades religiosas, que lançaram a competição nesta sexta-feira (23).
Na oportunidade, foram entregues os uniformes dos times aos participantes da Copa: troféus, medalhas, redes para trave do gol, além de latas de tinta para pintura da quadra. O secretário da pasta, José Bonfim, destacou a importância do apoio dado pela Prefeitura. “A Prefeitura apoia esta iniciativa com a visão de que a humanização e ressocialização destes internos evita a reincidência e diminui a criminalidade, ao passo que estes homens serão reintegrados à sociedade como verdadeiros cidadãos”, comenta.
A Copa sem Fronteiras envolve os mais de 450 internos e faz parte do Projeto Começar de Novo, do TJ-BA. Para a promotora Silvia Cerqueira, a iniciativa resgata a convivência harmoniosa e eleva autoestima, facilitando a ressocialização.
O diretor da unidade prisional avalia que todas as ações educativas e laborais repercutem positivamente na ressocialização dos internos. “Creio que essa ação através do esporte irá contribuir muito com as outras atividades que desenvolvemos aqui, com esse intuito de reconstituir o indivíduo para a sociedade e isso é perceptível na mudança de comportamento deles e os relatos de familiares que recebemos sobre a mudança na vida do interno”, afirma Nery.
Além das autoridades presentes, membros da Federação Investigativa dos Direitos Humanos (FIDH) acompanharam a cerimônia. O presidente da instituição, Raimundo Antonio Silva, destacou que o evento esportivo contribui para restabelecer a integridade dos internos enquanto indivíduos e cidadãos a partir da interação.
Gilvanilson Muniz, presidente da FFNPB, falou da importância do futebol para o processo de ressocialização. “O futebol tem a dinâmica de agregar, transformar e levantar a autoestima desses homens, chegando ao objetivo principal que é a reintegração deles como cidadãos regenerados na sociedade”, avalia.

Doze municípios brasileiros participam de mostra internacional do UNICEF em favor da primeira infância
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou nesta terça-feira (09) os nomes dos 12 municípios selecionados para apresentar suas experiências realizadas durante a Semana do Bebê em uma encontro internacional que acontecerá entre 18 e 20 de novembro.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
Neste ano, 50 municípios de várias regiões do país participaram do processo seletivo. Cada trabalho foi analisado por um grupo formado por três avaliadores representando o UNICEF e organizações parcerias. Os critérios de avaliação levaram em conta a narrativa clara e objetiva do processo de planejamento, mobilização, divulgação, implementação de atividades diversificadas – envolvendo o maior número de segmentos do governo e da sociedade civil – e a fase de avaliação. Os municípios que criaram lei municipal ou seguiram lei estadual oficializando a Semana do Bebê receberam mais pontos no processo de avaliação.
As experiências dos municípios ganhadores – Agrestina (PE), Aracati (CE), Arcoverde (PE), Cabedelo (PB), Guamaré (RN), Juazeiro (BA), Junqueiro (AL), Maracanau (CE), Oriximiná (PA), Russas (CE), Santa Cruz (RN) e Teotonio Vilela (AL) – serão apresentadas durante a II Mostra Internacional da Iniciativa, que acontecerá em Belém. O evento contará também com a participação de representantes de Portugal e da Argentina, que junto a integrantes dos estados e municípios brasileiros discutirão as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância.
A II Mostra Internacional das Semanas do Bebê é uma iniciativa do UNICEF em parceria com o Governo do Estado do Pará e conta com o apoio estratégico de Pampers, Hipoglós, Centrais Elétricas do Pará S.A (CELPA) e da Rio Grande Energia (RGE).
Outros municípios, entidades da sociedade civil, centros de formação e pesquisa, e outras instituições interessadas podem se inscrever para participar da II Mostra Internacional das Semanas do Bebê até o dia 4 de novembro de 2014.